Descubra se o Balão Gástrico é o Método Ideal para você emagrecer!

Você Procura um Método de Emagrecer Menos Invasivo?

Passar por cirurgia é um grande desafio para você? Sabia que existe alternativa a cirurgia bariátrica? O Balão Gástrico, mais conhecido como Balão Intragástrico, é o nome dado a uma prótese de silicone criada, especificamente, para ser usada dentro do estômago de pacientes que desejam ou precisam emagrecer. Leia até o final e descubra se é realmente o método ideal para você.

Entre em contato para Mais Informações

Como funciona o Balão Gástrico?

O tratamento é bem simples e sem necessidade de cirurgia.
Por meio da Endoscopia, o Balão Gástrico é posicionado no estômago do paciente e depois insuflado, ou seja, preenchido com um líquido para ocupar espaço no estômago.

O principal objetivo com o Balão cheio no estômago é fazer com que o apetite do paciente diminua durante as refeições.
Isso acontece porque com a introdução do Balão Intragástrico, o estômago ficará com um espaço menor para receber alimentos, então, a quantidade de comida necessária para dar a sensação de saciedade será pequena, fazendo com que a pessoa coma menos e, consequentemente, perca peso.

Porém, não existe mágica para emagrecer, a eficácia do tratamento está diretamente relacionada a disciplina do paciente, isso quer dizer que não basta apenas a colocação do Balão no estômago .

É preciso um acompanhamento nutricional para corrigir os erros alimentares, a inclusão de atividades físicas na rotina e, em alguns casos, o apoio de um psicólogo.

Quais as Vantagens do Balão Gástrico como Método de Emagrecimento?

O uso do Balão Gástrico como alternativa para o emagrecimento sem cirurgia gera algumas vantagens bastante positivas para algumas pessoas, veja algumas delas:

Procedimento Sem Cirurgia e Sem Cortes

A perda de peso pode chegar a até 20% do peso corpóreo total inicial

Colocação por meio de endoscopia

Evita os riscos de uma cirurgia

Procedimento sem internação

Sem restrições para atividades físicas

Rapidez na perda de peso

Acompanhamento com equipe multidisciplinar

Não atrapalha as atividades do dia a dia

Quanto tempo dura o tratamento?

O tratamento para a obesidade por meio do Balão Gástrico é temporário devendo ser retirado dentro de um período de até 1 ano após a colocação da prótese no estômago.
Porém, é importante dizer que o tempo de tratamento varia de pessoa para pessoa e depende da prótese que foi escolhida para uso.

Com quantos quilos pode colocar balão no estômago?

A indicação desse Método de Tratamento para a Obesidade Sem Cirurgia vale, também, para pessoas com grau de obesidade elevado, onde se faz necessário a perda de peso antes da realização da cirurgia bariátrica.

E para aqueles pacientes que possuem alguma restrição a procedimentos cirúrgicos ou que têm medo/pavor de se submeter a uma cirurgia.

Entretanto, existe uma fórmula rápida, porém imprecisa, onde utilizamos como base para saber se o Balão Intragástrico é indicado para o paciente, essa fórmula é o cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal) onde pessoas com IMC acima de 27 se recomenda o uso do Balão Endogástrico.

Faça o teste abaixo:

Tabela de Resultados do IMC

  • Resultado do IMC entre 18,5 e 24,9 indica que a pessoa está com o peso dentro do indicado para ela.
  • O IMC entre 25 e 29,9 indica pacientes com sobrepeso que desejam perder de 10 a 15 Kg para atingir seu objetivo.
  • O valor entre 30 e 34,9 são de pacientes com obesidade moderada (Grau 1) e doenças associadas.
  • Já na faixa de 35 a 39,9 temos os pacientes obesos (Grau 2) que apresentam contraindicações cirúrgicas ou recusam-se a se submeter à cirurgia bariátrica.
  • O IMC superior a 40 indica pacientes super obesos (Grau 3) que precisam emagrecer para a cirurgia bariátrica.

Calculadora de IMC

Kg/Cm

Perguntas sobre o Balão Intragástrico

Quem não pode colocar balão no estômago?

O Balão Gástrico é absolutamente contraindicado para os pacientes que já fizeram cirurgia para o tratamento do refluxo gastroesofágico (DRGE).

Quais cuidados devo tomar antes do procedimento?

Não há necessidade de nenhum procedimento especial. Apenas o jejum de 8 horas, igual ao que é solicitado antes do paciente ser submetido a uma endoscopia.

O que fazer nos dias seguintes da colocação do Balão?

Nos primeiros 4 a 7 dias da colocação do balão, é comum náuseas, vômitos, desconforto abdominal e/ou dores tipo cólica. Por isso, os pacientes devem seguir as orientações dietéticas e o uso de medicamentos indicados pelo médico que realizou o procedimento do Balão Gástrico.

Podem existir complicações e riscos com o Balão posicionado no Estômago?

O procedimento é seguro e possui níveis baixos de complicação, entretanto, nas primeiras semanas de colocação do Balão, o paciente pode sentir certo incômodo na região abdominal o que pode provocar enjoos.

Outras Dúvidas:

O Preço do Balão Gástrico varia caso a caso. Para que seja possível calcular quanto custa colocar o balão no estômago, antes o médico especialista deve realizar algumas avaliações no paciente por meio de consultas, onde serão solicitados exames para que o procedimento ocorra da melhor forma possível.
O hospital escolhido, bem como o número de profissionais envolvidos fazem diferença na contabilização dos custos.
É importante lembrar que o maior valor do Balão Gástrico é gerar no final do tratamento o sentimento de alegria ao paciente que alcançou o objetivo de emagrecer.

Não é possível mensurar com exatidão quanto é possível emagrecer com o balão intragástrico, pois o tratamento não depende apenas da colocação do Balão Gástrico, é necessário a dedicação do paciente e o acompanhamento de alguns profissionais que auxiliem na alimentação e prática de atividades físicas.

O procedimento é realizado sob sedação com auxílio de médico anestesista, mas não há necessidade de internação hospitalar, por se tratar de um procedimento ambulatorial, ou seja, realizado na clínica.

O risco de vazamento do líquido presente no balão é baixíssimo. Isso porque ele foi desenvolvido especialmente para resistir às ações que ocorrem no estômago.

A Clínica Gastro Paraná possui corpo clínico de excelência para a colocação do Balão Gástrico com o especialista em Gastroenterologia, Dr. Gilberto Polo, que irá orientar caso a caso se o Balão é a melhor indicação de tratamento para emagrecer.

Descubra se o Balão Gástrico é o Método Ideal para você emagrecer!