Endoscopia digestiva alta e colonoscopia nos dias atuais

Endoscopia e Colonoscopia

Existe uma crença errônea em relação  aos exames de endoscopia e colonoscopia, em virtude do passado em que os aparelhos utilizados eram de diâmetro maior e mais rígidos. Geralmente os exames eram realizados apenas com anestesia tópica da laringe tornando o procedimento muito desconfortável.

Atualmente houve enorme evolução nas características físicas e tecnológicas dos aparelhos. Hoje se utiliza equipamentos mais finos, flexíveis e com alta tecnologia de imagem. Além disso houve um avanço nos medicamentos utilizados na sedação endoscópica dos pacientes tornando o procedimento muito confortável e seguro.

Os bons serviços de endoscopia estão totalmente equipados para a realização dos procedimentos com máximo de conforto e segurança permitindo desta forma que muitas patologias possam ser tratadas endoscopicamente.

As indicações desses exames vem aumentando a cada dia no objetivo de se detectar precocemente doenças do esôfago, estômago, duodeno e do intestino grosso. Elevando dessa maneira os índices de cura.