Como suspeitar que tenho hérnia?

As hérnias da parede abdominal são abaulamentos (caroços) que aparecem no abdome, principalmente na virilha e na cicatriz umbilical e geralmente esse caroço desaparece quando deitamos.

Como fazer o diagnóstico?

O diagnóstico é feito pelo exame físico com um profissional experiente. Nos paciente com sobrepeso a ultrassonografia da parede abdominal pode trazer um auxílio ao cirurgião. Em casos selecionados podem ser necessários até a realização de tomografia computadorizada ou ressonância magnética para complementar a investigação e também ajudar o cirurgião no planejamento do procedimento corretivo.

Posso fazer alguma coisa para evitar as hérnias?

Sim, As principais causas de hérnias da parede abdominal são quatro.

  1. Dificuldades para urinar principalmente devido ao aumento do volume da próstata;
  2. Constipação crônica levando a maior dificuldade de evacuar;
  3. Tosse crônica principalmente secundária ao tabagismo, asma ou doença do refluxo;
  4. Obesidade.

Sendo assim, manter o peso equilibrado, evitar o tabagismo, controle das doenças que levam a tosse, acompanhamento anual do tamanho da próstata e praticar uma alimentação saudável para regular o trânsito intestinal são as principais medida preventivas.

Quais são os riscos de ter uma hérnia e não operar?

As hérnias são uma falha na parede abdominal por onde há passagem de dentro para fora do conteúdo interno (gordura ou alças intestinais). Caso haja a passagem desse conteúdo por um orifício pequeno e o tecido herniado fique sem a irrigação sanguínea adequada pode haver um estrangulamento levando a sofrimento do órgão ou tecido e necessitando de cirurgia de urgência.

Posso fazer atividade física ou pegar peso se tiver hérnia?

É recomendado que se evite atividades que aumentem a pressão intra-abdominal, fazer uma atividade extenuante ou carregar um peso elevado pode levar a passagem do conteúdo abdominal de dentro para fora levando a dor. Recomenda-se aguardar a correção do defeito herniário para retorno as práticas de atividade extenuantes.
Caminhada, bicicleta ou musculação com pesos baixos podem ser realizadas desde que o paciente não sinta dor ou desconforto ao praticá-lo.

Como posso saber se minha hérnia estourou?

O sinal mais comum de complicação da hérnia é a dor persistente. Manter a dor associada a vermelhidão do local da hérnia nos traz a urgência da procura pelo atendimento médico. O tratamento ideal deve ser realizado em até 6 horas do início dos sintomas agudos, portando a procura rápida por atendimento pode ser fundamental para um tratamento ótimo.

Qual a melhor forma de tratamento? Tem remédio?

Infelizmente o tratamento ideal das hérnias são cirúrgicos, não existem remédios. Por se tratar de um defeito anatômico, a necessidade de fechamento com pontos do orifício é fundamental. O uso de prótese (tela) é importante na tentativa de reduzir o retorno da hérnia em um momento futuro. A laparoscopia permite uma recuperação com menos dor e retorno mais precoce as suas atividades sendo o tratamento ideal na maioria dos casos.